12 de fevereiro de 2018

CHUVAS NA SERRA DE MORAES ALMEIDA DEIXAM TRÁFEGO PARCIALMENTE INTERDITADO.

A segunda-feira (12/02) começa chuvosa na BR-163/PA de Campo Verde (Km 30) a Santa Luzia. Apesar da chuva, o tráfego flui normalmente nos dois sentidos (norte e sul) do segmento. Em Moraes de Almeida, o clima está seco e a trafegabilidade está sendo controlada em sistema de pare e siga, nos dois sentidos, devido aos trabalhos que estão sendo realizados na serra de Moraes, deixando apenas uma via livre. O tempo de espera é de 2 horas. Novo Progresso está com tempo seco, mas o tráfego está parcialmente interditado, no sentido norte, para as carretas carregadas, devido às chuvas na serra de Moraes, com retenção de aproximadamente 16 horas. 

A informação foi passada pelas equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT que monitoram diariamente a rodovia no Estado do Pará, com apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal – PRF.
A inspeção diária destes segmentos da rodovia, visando uma atuação preventiva ou emergencial, faz parte do conjunto de medidas definidas pelo DNIT para assegurar a trafegabilidade no trecho não pavimentado da BR-163/PA durante o inverno amazônico. Outras ações são o monitoramento e controle de tráfego, além de um sistema para divulgação de informações.

Durante esse monitoramento, o DNIT realiza operações de tráfego, suspendendo temporariamente a circulação de veículos, quando necessário. Depois que a trafegabilidade é retomada, os veículos são liberados. Os motoristas devem obedecer às orientações dos agentes de trânsito do DNIT.
A maior parte da BR-163 está pavimentada desde Mato Grosso até o Pará, restando poucos trechos em obras. Dos 710 quilômetros da BR-163/PA localizados entre a divisa com Mato Grosso até a entrada para o Porto de Miritituba, 620 quilômetros já foram pavimentados pelo DNIT, representando um investimento de R$ 1,37 bilhão do Governo federal. Os quase 90 quilômetros a serem asfaltados estão divididos em dois lotes de obras que estão em andamento. No período de chuvas intensas, devido à impossibilidade de executar o asfaltamento da pista, as obras concentram-se em serviços de manutenção, em que são realizadas ações de recomposição do revestimento primário da pista e obras de drenagem, além de colocação de rocha.
- Extensão: 710 km da divisa MT/PA até entrada de Miritituba:
- 620 km pavimentados
- Cerca de 90 km em obras de pavimentação

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/DNIT

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