A segunda-feira (12/02)
começa chuvosa na BR-163/PA de Campo Verde (Km 30) a Santa Luzia. Apesar da
chuva, o tráfego flui normalmente nos dois sentidos (norte e sul) do segmento.
Em Moraes de Almeida, o clima está seco e a trafegabilidade está sendo controlada
em sistema de pare e siga, nos dois sentidos, devido aos trabalhos que estão
sendo realizados na serra de Moraes, deixando apenas uma via livre. O tempo de
espera é de 2 horas. Novo Progresso está com tempo seco, mas o tráfego está
parcialmente interditado, no sentido norte, para as carretas carregadas, devido
às chuvas na serra de Moraes, com retenção de aproximadamente 16 horas.
A
informação foi passada pelas equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura
de Transportes – DNIT que monitoram diariamente a rodovia no Estado do Pará,
com apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal – PRF.
A inspeção diária destes
segmentos da rodovia, visando uma atuação preventiva ou emergencial, faz parte
do conjunto de medidas definidas pelo DNIT para assegurar a trafegabilidade no
trecho não pavimentado da BR-163/PA durante o inverno amazônico. Outras ações
são o monitoramento e controle de tráfego, além de um sistema para divulgação
de informações.
Durante esse
monitoramento, o DNIT realiza operações de tráfego, suspendendo temporariamente
a circulação de veículos, quando necessário. Depois que a trafegabilidade é
retomada, os veículos são liberados. Os motoristas devem obedecer às
orientações dos agentes de trânsito do DNIT.
A maior parte da BR-163
está pavimentada desde Mato Grosso até o Pará, restando poucos trechos em
obras. Dos 710 quilômetros da BR-163/PA localizados entre a divisa com Mato
Grosso até a entrada para o Porto de Miritituba, 620 quilômetros já foram
pavimentados pelo DNIT, representando um investimento de R$ 1,37 bilhão do
Governo federal. Os quase 90 quilômetros a serem asfaltados estão divididos em
dois lotes de obras que estão em andamento. No período de chuvas intensas,
devido à impossibilidade de executar o asfaltamento da pista, as obras
concentram-se em serviços de manutenção, em que são realizadas ações de
recomposição do revestimento primário da pista e obras de drenagem, além de
colocação de rocha.
- Extensão: 710 km da
divisa MT/PA até entrada de Miritituba:
- 620 km pavimentados
- Cerca de 90 km em obras
de pavimentação
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
SOCIAL/DNIT
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