Não é novidade que a
ascensão da tecnologia mudou a forma como as pessoas se comunicam. E essa
mudança, inevitavelmente, impactou também o meio jornalístico. Se no passado, a
divulgação de informações era verticalizada, partindo do ponto de vista e da
edição de um veículo oficial de imprensa, hoje a disseminação de dados e
acontecimentos já é descentralizada. O olhar do repórter não é mais a única
fonte de informação, já que qualquer pessoa que disponha de um smartphone pode
transmitir vídeos, áudios e fotos em tempo real para o seu público, seja em um
blog pessoal, perfil em rede social ou em grupos de WhatsApp.
Como todo o processo
ainda é muito recente, se considerarmos a construção histórica dos fatos, não é
raro encontrar opiniões pessimistas acerca do futuro do jornalismo. Há quem
acredite que ele esteja fadado ao fracasso e viva seus últimos suspiros. Mas a
verdade é que a tecnologia apenas ampliou os horizontes da transmissão de
informações. E vale ressaltar que divulgar fatos não é, necessariamente,
sinônimo de jornalismo.
A tarefa vai além de
disparar acontecimentos nas variadas mídias digitais, já que envolve técnicas
específicas de apuração, análise e contextualização. O impacto que as novas
tecnologias causam no jornalismo é outro: o estímulo ao aperfeiçoamento do
profissional de comunicação. “O Jornal do Comércio vem fazendo esse papel
de jornalismo sério e comprometido com a verdade, ética e profissionalismo. Vejo
na face do amigo Jota Parente a satisfação quando ao entregar seu exemplar impresso
em papel de imprensa aos seus leitores fieis, e acho eu na minha humilde
opinião esse trabalho é um legado que o nobre jornalista teima em não deixar
que caia no esquecimento”.
Afinal, hoje em dia
existe uma gama de meios e novas mídias a serem exploradas para otimizar a
interação com o público-alvo. O jornalista atual deve compreender que o sucesso
do seu trabalho está ligado ao empenho com que se especializa. Saem a frente
aqueles que assumem o perfil multitarefa: domínio das técnicas clássicas de
jornalismo e conhecimentos consistentes sobre comunicação digital, novas
mídias, assessoria de imprensa, marketing de conteúdo e afins. Parabéns a equipe
do Jornal do Comércio por mais esta
conquista, e que possam continuar informando a população desse município e
nossa região.
Artigo:
Imprensa-me
Editado:
Francisco Newto
Essa
é nossa contribuição: www.dotapajos.com.br
0 comments:
Postar um comentário