31 de julho de 2015

VII ENCONTRO DOS FILHOS DE ITAITUBA 2015

A Associação dos filhos de Itaituba foi fundada em 15 de dezembro do ano 2000. E ao longo dos seus 14 anos, vem desenvolvendo ações culturais e sociais. É uma entidade voltada a desenvolver trabalhos em prol do desenvolvimento cultural, social e econômico do município, sem visar fins lucrativos, mais, fundos, para desenvolver suas demandas, em parcerias para que possamos realizar nossos eventos, garantindo, resultados, bem satisfatórios. No ano de 2008, em virtude do crescimento do município e a distância das famílias tradicionais, surge à ideia e acontece o I Encontro dos Filhos de Itaituba, com a participação de um pequeno grupo, possibilitando o reencontro de amigos que o tempo havia distanciado.

Foram momentos de muitas lembranças, onde foi possível percorrer uma trajetória que passou pela infância e adolescência da grande maioria dos ali presentes. E, assim, histórias foram revividas, dando prazer as gargalhadas que se mesclavam com as lagrimas de boas lembranças. Em um segundo momento, já em 2009, então foi formalizado que no ano vindouro e nos anos seguintes, a ASFITA, assumiria a realização do encontro, denominado: Encontro dos filhos de Itaituba, bem como, se responsabilizaria em agregar ao evento filhos natos e adotivos de Itaituba, com um único propósito, em aproximar cada filho, sem distinção. A partir de então, não paramos mais e a cada ano esta corrente do amor, da amizade, da saudade e das lembranças que unificam, vem se solidificando.

O encontro dos filhos de Itaituba cresceu não apenas em número de participantes, mas principalmente, em importância, tornando-se referencia cultural, tanto que já faz parte do calendário de eventos do município de Itaituba, agendado, anualmente para o dia 25 de julho. Este ano o VII encontro, foi mais aconchegante com um numero maior dos filhos da terra e do coração, que constituíram famílias e vem colaborando para o desenvolvimento, social, cultural, econômico, religioso, juntamente com os filhos da terra. A programação da Associação dos Filhos de Itaituba- ASFITA denominado “Itaituba, dos Filhos deste Solo és Mãe Gentil” teve inicio no dia 24 de julho com o jogo de futebol máster entre Auto Esporte e America Futebol Clube.

A partida foi realizada no centro de treinamento do Auto Esporte, quando na ocasião os desportistas que brilharam nas décadas de 70 e 80, e faziam do futebol itaitubense o clássico dos domingos no Estádio Olegário Furtado, se reuniram para abrilhantar a programação dos filhos de Itaituba com uma partida de futebol, recordando os bons tempos, para não deixar a tradição fugir de nossas memórias. Neste jogo, o clássico foi bem concorrido. Muitos eram os ex atletas que queriam correr atrás da bola. As torcidas deram show dos dois lados e clássico terminou empatada: Auto Esporte 2 X 2 America. Na noite do dia 25, as portas do Rotary Clube, se abriram para receber os filhos desta terra, para uma grande confraternização. O número de itaitubenses alegrou muito a comissão organizadora da ASFITA, que se propôs em juntar um grande numero de asfitianos, fato que não deixou a desejar. Para abrilhantar ainda mais, nossas raízes musicais, a velha guarda denominada “Originais do chorinho”, surge em grande estilo para acompanhar na voz de Silvia Santos o hino de Itaituba com a brilhante participação do instrumentista Armandinho e seu violino que faz das cordas instrumentais o prazer de ouvir as mais lindas notas musicais.

Em seguida, o hino da ASFITA, Meu torrão, Composição de Olimpio Barroso, foi entoado por Bleck Eixo. A programação elaborada deu destaque nas homenagens para os patriarcas e matriarcas, aos filhos que hoje exercem suas profissões, ao Clero da prelazia e pastores das demais denominações religiosas, a classe política, aos nossos entes queridos já falecidos. Além de homenagear em versos e prosas nossa querida Itaituba, bem como a musica que predominou o ambiente, hinos, chorinho, samba, pagode, brega, bolero e muito carimbo, foram alguns dos ritmos apresentados pelos talentos da terra, acompanhados por Bleck Eixo e Jeferson Serique. Na seqüência ainda tivemos a participação do grupo de pagode Bem Bolado, e na seqüencia o violonista, interprete e compositor Gil Barata, Jefson sete cordas e a participação de Bruno Gaspar, todos da capital, direto para o encontro.

Em seguida, foi oferecido um jantar, o qual é feito com a participação de todos. Depois Altair Viana, usou a palavra para falar sobre a participação dos filhos na vida da terceira idade, chamando a atenção para maiores cuidados para aqueles que ainda usufruem da presença de seus pais que já estão com uma idade avançada, a qual exige cuidados e pediu a atenção dos filhos para este momento tão delicados que pais merecem todo cuidado e atenção.

Para fechar a noite com chave de ouro, os tecladistas Jeferson Serique e Bleck Eixo deram um show no repertório musical, não deixando nada a desejar. Depois do baile, que se estendeu até as cinco da manhã, muitos ainda se dirigiram até a Matriz de Sant’Ana para a queima de fogos na alvorada para homenagearmos Senhora Sant’Ana. E assim, foi a programação deste ano do VII Encontro dos Filhos de Itaituba. Até o próximo!


O nossos agradecimentos aos nossos patrocinadores:

Ex. prefeito Valmir Climaco, Deputado Estadual Hilton Aguiar, professoras, Iracy Oliveira, Lessy Lima e Maria do Socorro Moraes, Aos amigos: Armando Araujo de Mendonça, Paulo Eduardo, Francisca Leite, Sonia Galvão, Rubens Lago, Riso Bilby, Família Bilby, Rafit Salomão, Luiz LG, Altair Viana, Prefeitura Municipal, Quaresma Turismo, Distribuidora Mercadoria, José Filho, Liliany Marques, Paulo Fotografo, Fotógrafo Shalon e ao Web Design  Francisco Newto. Nosso muito obrigada, pela colaboração de cada um dos senhores.
  • Comentários Plantão
  • Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Item Reviewed: VII ENCONTRO DOS FILHOS DE ITAITUBA 2015 Rating: 5 Reviewed By: dotapajos
Scroll to Top